top of page

Projeto Doações de Mudas Agrícolas - 04/05/2023

Atualizado: 18 de out. de 2023

No dia 04/05/2023 o Instituto Espiritismo Raiz fez uma doação no valor de R$ 2.000,00 ao Projeto Alimentando Sorrisos de João Pessoa na Paraíba.


Este dinheiro será destinado exclusivamente para contribuir com o projeto de doação de mudas de plantas de verduras e legumes para familias carentes que residem em comunidades de João Pessoa, Paraíba e que subsistem da agricultura.


Coordenado pela Organização Alimentando Sorrisos (Instagram @alimentandoumsorriso), o projeto visa, em parceria com profissionais da área de Ciências Biológicas, germinar sementes, cultivar e fornecer mudas prontas para o plantio, diminuindo assim a insegurança alimentar.


Também há uma correlação com a proposta da Agroecologia que descarta o uso de agroquímicos, sejam fertilizantes ou pesticidas que desequilibram o ecossistema.


O recurso doado ao projeto é voltado para compra de:

- Sementes;

- Terra;

- Insumo;

- Adubo orgânico;

- Utensílios de produção;

- Materiais para elaboração de composteiras;

- Outros


Serão plantados:

- Tomates;

- Cenoura;

- Beterraba;

- Jiló;

- Brócolis;

- Couve;

- Rúcula;

- Alface;

- Agrião;

- Outros


As composteiras permitem o uso de resíduos orgânicos mantém a produção de biofertilizantes para o enriquecimento da terra e nutrição do plantio das famílias. Assim a compostagem reutiliza o que se desperdiça de alimentos, sendo 100% natural e sustentável, enquanto a raiz absorve os nutrientes na proporção necessária sem desperdícios ou agressão dos químicos vendidos.


As muda e as composteiras serão doadas para as famílias que poderão plantá-las para o consumo próprio ou venda direta em feiras, já que muitos já trabalham com a agricultura e produtoção da agroecológia em diversos pontos de João Pessoa.


A doutrina espírita nos ensina que a verdadeira caridade consiste em permitir aos assistidos receberem dignidades, convertendo a doação em trabalho, com respeito e valorização se seus conhecimentos culturais. Assim a ação corrobora com o fornecimento de recursos que propiciaram o merito de seu esforço.


Estamos conectando a doutrina espírita com o desenvolvimento científico, a qualidade dos alimentos, a saúde das pessoas e desenvolvimento social tanto no campo como na cidade.


O projeto visa também apoiar e facilitar a aplicação de outros projetos que já existem na região, buscando diminuir a insegurança alimentar de muitis desasistidos nas comunidades carentes em João Pessoa, Paraíba.























35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page